dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     15/05/2024            
 
 
    
Trigo  
O primeiro inoculante brasileiro para trigo
Adição de bactérias fixadoras gera uma economia de até US$2 bilhões, além de promover a elaboração do produto que faz bem para o meio ambiente
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Breno Fonseca
09/02/2011

Desenvolvimento do sistema radicular, tolerância às condições climáticas do Brasil, maior absorção de água e de nutrientes. As plantações de trigo, pela primeira vez, poderão contar com um inoculante desenvolvido a partir da bactéria Azospirillum. O AzoTotal, fruto da parceria entre a Embrapa Soja e a empresa Total Biotecnologia, chega ao mercado em 2011 e será apresentado no Show Rural Coopavel, no Paraná, no dia 10 de fevereiro. O produto já é registrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e é uma nova opção na redução dos fertilizantes industrializados.

De acordo com a pesquisadora Mariangela Hungria, da Embrapa Soja, a pesquisa com as bactérias foi iniciada há três anos em conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O grande objetivo era fazer com que os estudos trouxessem benefícios diretos ao produtor rural. Foi a partir daí que surgiu a fórmula para inoculação das lavouras de trigo e, também, de milho. Mariangela conta que a escolha pela Azospirillum foi feita levando-se em consideração as condições tropicais, com temperaturas elevadas e períodos de seca em algumas regiões.

— A bactéria tem duas propriedades principais. A primeira é a sua atividade nas lavouras de trigo e milho. Ela produz vários hormônios e, com isso, desenvolve o sistema radicular das plantas, por conta da absorção de nutrientes, como nitrogênio, fósforo e potássio, e de mais água. Com a raiz bem fortalecida, a planta tem capacidade de sobreviver ao estresse hídrico. Além disso, esses microorganismos são capazes de fixar o nitrogênio no solo, o que reduz o uso de adubos — ressalta a pesquisadora.

Aplicando cerca de 100ml a 150ml do inoculante, o rendimento das culturas pode chegar a 8 toneladas por hectare. Isso favorece a diminuição em até 50% de adubos nitrogenados, que, segundo Mariangela, são mais caros. Com o preço menor do que R$10 por hectare, os inoculantes são de fácil transporte e a aplicação do líquido pode ser feita sempre durante o plantio das sementes. Por se tratar de um produto natural, as constantes inoculações não são danosas para o meio ambiente.

Os cuidados que o agricultor deve ter é com relação ao armazenamento do AzoTotal. Por ser composto por microorganismos vivos, o produto não pode ser exposto ao sol, deve ficar em locais ventilados e de temperaturas amenas e aplicado o mais depressa possível. Entre as suas outras vantagens, a substância inoculante supera a eficiência da adubação tradicional, já que não se perde com a lixiviação do solo, ou com a ação das chuvas. E, principalmente, a absorção dos nutrientes contribui para a não liberação de gases que favoreçam o efeito estufa.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Soja pelo telefone (43) 3371-6000.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Inoculação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada